Sobre

Rafael Marques de Albuquerque (PhD) é professor na Universidade do Vale do Itajaí e pesquisador na área de jogos digitais, lecionando disciplinas na área de roteiro e game design. Possui o título de Doutor em Educação pela Universidade de Nottingham (Inglaterra), Mestre e Bacharel em Design pela Universidade Federal de Santa Catarina. Em 2017 recebeu o prêmio de Melhor Tese de Doutorado (Categoria Design e Cultura) no Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital. Acesse o Currículo Lattes para mais detalhes sobre sua produção científica.

Como escritor, assina como R. M. Albuquerque. Seu primeiro romance, O Mago Revolucionário, foi publicado pela Editora Pendragon em 2023. A obra foi considerada a Segunda Melhor Fantasia pelo Prêmio Libélula 2024, promovido pelo grupo Cadê LGBT. O conto A Senhora das Antas conta uma pequena história no mesmo mundo mágico chamado Aracum.

Como orientador e coordenador de projetos desenvolvidos por estudantes, destaca-se o jogo digital Caruani. Trata-se de um jogo digital de aventura 2D, com foco narrativo e inspirado em uma releitura dos personagens do folclore brasileiro. O jogo recebeu prêmios no Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital: em categorias estudantis de 2021, venceu o prêmio de Melhor Arte, recebeu menção honrosa como Melhor Jogo, e foi finalista na categoria Melhor Som. Em 2020, foi vencedor no festival de artes em jogos do mesmo evento, na categoria Concept Art.

O jogo de sua autoria Comenius Pocket, foi finalista na categoria Melhor jogo em plataforma alternativa, no SBGAMES 2019. Trata-se de um jogo de cartas educativo para a formação de professores, que compõe o projeto Comenius, de autoria da Professora Dra. Dulce Márcia Cruz.

Como orientador de projetos acadêmicos, destacam-se também os projetos Will of Thy Heat, do acadêmico Andrée Burlamaqui Ferreira, finalista na categoria Melhor jogo feito por estudante, no SBGAMES 2020, e o jogo O Conto de Ahed, do acadêmico João Laureth, exposto no Brazil’s Independent Games Festival 2019.

Rafael nasceu e mora em Florianópolis (SC). É membro da Sociedade Teosófica desde 2012, uma organização que promove o estudo de religiões comparadas, e em 2015 tornou-se budista. Em 2021 assumiu a presidência da Loja Teosófica de Florianópolis. Além de atuar como palestrante e articulador do movimento de jovens teosofistas, publicou dois artigos na The Theosophist, a principal revista do movimento: o artigo Theosophy Undefined em 2016 e The Seven Rays in Context, de 2020.